sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Life on Mars?

Aproveitando o fato do assunto ‘vida’ ter sido lançado por minha cara amiga Emily, por que não falar do seu significado? [‘Porque é extremamente clichê’, sim, sei disso.]

Desde que nos entendemos por espécie superior, buscamos um significado maior para as coisas que nos rodeiam. Das forças da natureza, a pequenos ou grandes acontecimentos, sempre haverá alguém enxergando um sinal divino. A questão é: por que precisamos tanto de um sentido para a vida? Pode até ser exagero, mas vejo nisso uma certa arrogância humana. Bem, talvez seja apenas ingenuidade, já que somos tão, tão limitados. O fato é que basta observar os mitos religiosos ocidentais como um todo para constatar que os deuses preferem um grão de areia azul perdido na periferia cósmica à uma bela supernova, por exemplo. Pior ainda é ver essa ingenuidade mesmo no mundo científico, buscando em outros planetas vida semelhante à do nosso.

Somos tão complexos, tão inteligentes, tão perfeitos que nada mais natural que pensar que o universo gira ao redor de nosso mundo. Nada mais deduzível  que para seres tão sublimes há um significado mágico e profundo – e vejo no fato de pensarmos que animais não possuem alma uma confirmação disso. Se ainda não ficou claro meu ponto, um dos motivos para necessitarmos tanto de uma razão transcendental à existência é por isso nos fazer superiores e especiais.

Outro possível motivo é um tanto mais fisiológico. Há uma região em nosso cérebro encarregada de ‘ler’ intenções escondidas nas coisas. Essa capacidade é essencial para a sobrevivência em sociedade e, talvez, seja um dos fatores que desencadeou a formação da cultura, principalmente no âmbito religioso, já que passamos a ver intenções onde, a priori, não há, como nas forças naturais, por exemplo. Tudo isso, porém, ainda não justifica a nossa necessidade de uma causa maior.

Muitas pessoas encontram um significado na religião e um ponto comum entre quase todas elas é a ideia de continuação. O fim é um pensamento tão desesperador quanto o acaso.

Talvez esse seja o sentido da vida: apenas a continuidade de si mesma. Moramos no meio do nada e não temos vizinhos. Mesmo condenados a extrema insignificância, comparados ao cosmos, com certeza, não há outros como nós por aí – outro motivo que me faz ver certa ingenuidade da comunidade científica, por não haver garantias de que aconteça em outro lugar a vida como a conhecemos.

Ou seja, somos pequenos mas, também, únicos. Frutos de uma série de acontecimentos e circunstâncias aleatórias que dificilmente se repetiriam por aí, então realmente não há uma razão maior à toda e qualquer vida do que continuar essa aventura.


15 comentários:

  1. Por uma lógica matemática supondo que a combinação de eventos e circunstâncias que geraram os seres humanos colocadas em um plano cartesiano sejam representadas pelo ponto (x,y) em uma reta r qualquer. Sabendo que as retas são infinitas... é aceitável achar que possa existir um ponto (ax,ay) ou (bx,by-2), por ai vai.... que seriam os requisitos para seres parecidos conosco. O problema de procurar vida igual a nossa é que a ou b pode ser 0 ou tender a infinito fazendo com que estes seres estejam do outro lado do universo. Talvez fosse mais fácil procurar o povo resultado do ponto(-x,-y).
    ;D
    Não que você tenha me perguntado, mas talvez o sentido da vida seja buscar o seu sentido e provar que não somos um desperdício de carbono.

    ResponderExcluir
  2. A tua lógica realmente fez sentido, ó ^^ . A vida é análoga a uma loteria, e ninguém em sã consciência esperaria ganhar 2 vezes na mega sena, né ... pois então é o que as pessoas tão fazendo procurando etzinhos bípedes por aí u.u

    E talvez seja esse mesmo o sentido, talvez não tenha um sentido, talvez seja 42 ... nunca se sabe =)

    ResponderExcluir
  3. E mais uma vez o Douglas Adams prova que foi o 'único' a chegar a uma resposta razoável quando se fala no sentido da vida. 42 xD

    kkkk..

    (Ei! Eu conheço alguém que ganhou duas vezes na mega sena... =P )

    ResponderExcluir
  4. Ou o sentido da vida pode ser 23 =O
    (para entender recomendo o filme "O Número 23", com Jim Carrey ou pesquise sobre o "Enigma 23")

    ResponderExcluir
  5. ^^ é verdade, a resposta de Douglas Adams é bem satisfatória, 42 =D... E melhor ainda é a explicação do pq 42 (vide o Guia do Mochileiro).
    Acho que não há vida sem objetivo de vida, é mais ou menos do pq da existência da fé, se os seres humanos tivessem a certeza que não há nada superior a eles, acredito que seria o caos extremo ou a depressão absoluta... é mais ou menos como a frase "A fé move montanhas"... dizer exatamente o objetivo de vida de uma pessoa é impossível, pq isso tá mto ligado a subjetividade de cada ser, pra isso não há receita de bolo... enfim, cada um busca o seu próprio objetivo (o do cérebro por exemplo é dominar o mundo, algo bem simples hj em dia - seja dono do Google - kkkkkkk) Eu sinceramente espero que eu nunca descubra o pq da minha existência, perde-se toda a expeculação ao redor disso e vai que eu me frustre ao saber q o objetivo é de fato chegar a uma conclusão do "o que é um chester?" ou algo do tipo... Prefiro então ficar sem saber a vida me parece ter mais graça assim, não há limitação...

    PS: Ahh eu tbm conheço uma pessoa que ganhou mais de uma vez na mega-sena (só q não o prêmio completo) ele ganhou 3 vezes o/

    ResponderExcluir
  6. Pessoalmente, o sentido para minha vida está ligado a ideia de que vivemos num universo de possibilidades e descobertas infinitas - isso é vago e abstrato, mas se observar o céu noturno talvez possa entender ^^ .

    E quanto a loteria, foi só pra efeito de analogia mesmo. Mesmo esse evento é muito mais provável e menos aleatório que a vida o.õ

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que o assunto principal virou a lotéria. Que, por sinal, é muito usada na lavagem de dinheiro.

    E viva a digressão!

    ResponderExcluir
  8. Não é um assunto principal! São apenas comentários palarelos de suma importância para o conhecimento geral da nação (¬¬"), ou seja, é mais provável você acertar '1000' vezes na mega sena do que você descobrir, por mais insignificante que seja, o motivo pelo qual tentamos ,insistentemente diga-se de passagem, descobrir o que é e para que serve a vida. Talvez sejamos apenas uma equação matemática, mas uma equação que pode ser rico várias vezes em uma mesma existência (e de diferentes formas também, não só pela mega sena =P).
    Pode acreditar que eu não me importaria de ganhar 1000 vezes na lotéria mesmo que isso me custasse o significado da vida e para que ela serve. xP

    (ATENÇÃO: A autora não se responsabiliza pelas digressões dos comentários!)
    (ATENÇÃO²: Qualquer opinião, contrária ou não, é de responsabilidade pura e simples de seu autor.)

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, Hannah, atrás do significado da vida, sacrificaria mil prêmios de loteria... Evidentemente, digo isso porque nunca tive 10 milhões nas mãos =P
    E a digressão faz parte do pensamento de qualquer ser humano sensato u.u

    (ATENÇÃO: A autora não se responsabiliza pelas digressões dos comentários!)
    (ATENÇÃO²: Qualquer opinião, contrária ou não, é de responsabilidade pura e simples de seu autor.)+ 1

    ResponderExcluir
  10. Vocês falam de um sentido para a vida... isso seria uma coisa geral, por que sou mais pensar que cada pessoa pode encontrar um significado diferente para sua vida em particular.

    O bonito das probalidades é que,mesmo aceitando a proporção proposta, talvez alguém que nunca ganhou na loteria encontre um sentido para a vida

    ResponderExcluir
  11. Tens razão Samuel...

    Minha querida Simone, considerei apenas as minhas opções de escolha, um ponto de vista pessoal, não atribuo às outras pessoas pensamentos iguais aos meus xD. Mesmo aqueles que concordam comigo pensam diferente, e isso é uma das coisas mais interessantes de se ver nos seres humanos, o mesmo pensamento formulado de infinitas maneiras. Acho válida a afirmação que diz que tudo que pensamos já foi dito ou escrito por outro, mas de maneira diferente.
    Eu gosto de digressões, é fantástico ver a mente fluir interligando diversos pensamentos uns aos outros, e no fim, por mais dispare o assunto que findou a conversa, ainda assim terá uma ligação com o ponto inicial.

    ResponderExcluir
  12. Oh, Hannah, sei que você considerou suas opções de escolha - o que também fiz - e você bem sabe o quanto acho isso valioso.
    Eu também gosto de digressões pelo mesmo motivo *-*

    (Engraçado te tratar como Hannah - hahhaahaahahah- elas estão mesmo tomando conta de tudo)

    ResponderExcluir
  13. Aiiii eu nem olhei direito quem tava respondendo o post! Desculpe Emily! Mas você também é muitissimo querida!

    (Emily, Simone, Hannah... é muito confuso as vezes... tanto que eu nem sei com quem tó falando ^^")

    ResponderExcluir
  14. Tava lendo os comentários de vcs... e parei pra pensar em uma coisa (indo que de certa forma contra o q postei anteriormente)... e se a vida simplesmente por si só não possuir significado, particulamente eu não sou de acreditar mto em destino, apesar que algumas coisas que acontecem teimam para que eu não desconsidere essa hipótese, enfim, voltando a minha ideia principal, talvez a vida simplesmente não tenha significado apenas pela sua própria existência, talvez a vida seja como uma caixa (ou um baú, como preferirem) que cabe a nós darmos significado a ela, preencher com significado o baú para que daí possamos correr atrás dos nossos sonhos. Acho que esse é um tema inesgotável.

    Markus

    ResponderExcluir
  15. Articto quase quotou o meu pensamento ^^ . Essa de significado é algo subjetivo, pessoal, acho eu. A vida, de forma geral, objetivamente não tem uma razão de ser, i think u.u

    E espero ansiosamente um post das minhas queridas Emily e Hannah =)

    ResponderExcluir