sexta-feira, 4 de março de 2011

Desabafo de Carnaval

Outro dia, “zapeando” pelos canais da TV, acabei parando em um telejornal aqui do meu Estado, e a âncora do programa estava falando nada mais, nada menos do que sobre o assunto do momento aqui no Brasil, ou seja, Carnaval. Logo, eu já ia trocar de canal (sou daquelas pessoas que não aguenta mais esse período do ano), mas ela enfim conseguiu chamar a minha atenção quando disse as seguintes palavras: “... para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa”.

A princípio, admito, não entendi bem o que ela disse, pensei até que tinha mudado de assunto e passado para outro tema do programa, mas então, passei a prestar atenção no que ela falava, afinal não é todo dia que uma frase como aquela é ouvida em um programa televisivo

Após ouvir atentamente o resto da ‘matéria’, sentada no sofá da sala ainda um tanto surpresa, bati palmas para a repórter. Mesmo o editorial sendo simples e explanado em apenas três minutos, é sempre digno de nota quando uma voz se levanta para mostrar a ambigüidade, a falsidade e a injustiça de algo tão intrincado na mente do povo brasileiro como é o carnaval, mas realmente chama mais atenção ainda quando essa voz é proveniente da mídia. A mesma fonte que incentiva e reserva horas da sua programação diária para tal festividade. (Acho que não preciso nem dizer que a própria emissora desse telejornal irá fazer a cobertura – ao vivo – do carnaval de Salvador).

Depois disso eu passei há refletir um pouco sobre esse período do ano que é tão esperado pelos brasileiros.

Eu, quando criança, adorava ir aos clubes para brincar o carnaval, gostava de sair nos blocos de rua cantando as marchinhas e de passar dias, semanas até, ansiosa para escolher a fantasia perfeita. Realmente, não faz muito tempo... mas ainda assim é grande a diferença entre os carnavais da minha infância e o de hoje.

Hoje você não vai mais ao clube, você vai para a balada com os amigos para encher a cara e depois ficar disputando quem bebeu mais, quem ‘pegou’ mais, quem vomitou mais... Nos blocos de rua então? Sem chance de você ficar relembrando marchinhas de carnaval (adeus cabeleira do Zezé...), você tem que cantar a “música” do momento na Bahia, e sem deixar de encher a cara com os amigos, disputar quem bebeu mais, quem ‘pegou’ mais, etc... Mas não é só isso que se faz no bloco de rua! Claro que não! Também é de praxe arrumar confusão com o primeiro bêbado que aparecer na sua frente! E para finalizar, depois de sair ‘chapado’ de tanto beber, fumar maconha e crack, pegar o carro e sair batendo em postes, muros, árvores (e vejam que surpreendente! Eles conseguem acertar até mesmo pessoas!! ).

Não preciso nem comentar que fantasia quanto menos pano melhor... na verdade acho que daqui a alguns anos elas serão abolidas no carnaval! As únicas peças permitidas serão os abadás, ou quem sabe, se a média de temperatura subir mais alguns graus, todo mundo não sai pelado? Afinal, quem vai aguentar o calor naquela muvuca?? (Alias, pensando bem, acho que isso já acontece, não é?)

Mas de que adianta ficar aqui discutindo as diferenças entre o carnaval de hoje e o ‘ontem’? A tendência, pelo visto, é sempre piorar, então acho que devo ficar conformada com o que temos.

Vou parando por aqui, primeiro porque não quero que isso vire um artigo daqueles que preenchem páginas e páginas de revista, e segundo por que não quero nem esboçar o paralelo entre o carnaval e a política, onde os governantes preferem gastar bilhões em festas desse tipo, a cuidar do que realmente importa.

Ah! Mais uma coisa! Divirtam-se! Afinal, é Carnaval!

Bom, para quem ficou curioso sobre o editorial que citei, da repórter Rachel Sheherazade da TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba:

http://www.youtube.com/watch?v=oLmFQxsMbN4

3 comentários:

  1. Gostei do post "Hannah A." só uma correção, a forma mais frenquente é q o crack seja fumado e não cheirado, é a cocaína q é cheirada, mas enfim, é td droga mesmo (cocaína, crack, carnaval).
    Não sou fã do carnaval, talvez pq nunca vi lógica na comemoração, talvez pq vende uma péssima imagem nossa lá fora, ou ainda pq vejo que funciona como um ópio do povo.
    Aguardo novos posts \o/

    Markus

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkk depois que eu postei eu fiquei na dúvida se era 'fumando ou cheirando'... passei a noite todinha pensando nisso acredita?? ^^"
    Mas agora já arrumei. Valeu pela correção. xD

    Quanto ao carnaval, o texto é mais um desabafo (extremamente semelhante ao da repórter..) do que qualquer outra coisa... quem sabe na quarta feira de cinzas eu não poste outro, só que falando da indústria do carnaval? Um texto um pouco mais técnico e menos emotivo (embora essa seja a marca dos meus textos ^^") Enfim...

    ResponderExcluir
  3. hahaha, acho q é difícil principalmente em um blog fazer um texto isento de emoção, imparciais, nem jornais são imparciais, vide a Correio por exemplo kkkkkk
    Enfim, sendo desabafo ou não, o texto ficou bom (eu gostei pelo menos)

    Markus

    ResponderExcluir